Como testar seu modem se tem a função de identificação de chamadas "Caller Id"

Primeiro certifique-se que sua linha de telefone esteja conectada no seu modem e que sua operadora forneça o serviço de bina.

Execute o HyperTerminal do windows, você encontra em: Iniciar >> Todos os programas >> Acessórios >> Comunicações >> HyperTerminal

Informe um nome para a conexão.


Depois informe seu código de área e número de telefone e clique em OK.


Na próxima tela de configuração você pode clicar no botão cancelar.


Qualquer coisa que você digitar no HyperTerminal não irá aparecer, então digite o seguinte comando ATE1 e pressione o botão enter.
A resposta será OK


Agora digite o seguinte comando AT#CID=1 e pressione o botão enter.
A resposta deve ser OK


Agora faça uma ligação para a sua linha que está conectada no modem do computador, e se aparecer o seguinte:

Ring

Date = 2603
Time = 1405
NMBR = 4899772027

Ring

Seu modem tem a função de Caller Id.


Você também pode utilizar o seguinte aplicativo "PuTTy" para testar seu modem, é um programa gratuito e de fácil utilização.

Na janela de configuração do PuTTy, selecione a opção "Serial" e informe a porta COM que o modem está instalado e clique no botão Open.


Agora digite os mesmo comandos realizados no HyperTerminal.

ATE1 e pressione o botão enter.
A resposta deve ser OK
AT#CID=1 e pressione o botão enter.
A resposta deve ser OK


Faça uma ligação para a sua linha que está conectada no modem do computador
A resposta deve ser igual a do HyperTerminal.

O teste foi realizado numa linha telefônica padrão FSK utilizada pela GVT, que envia o número da telefone depois da primeira chamada, caso sua linha seja padrão DTMF, é necessário ligar um conversor para realizar o teste
.
Caso não receba nenhuma das respostas acima, seu modem não tem a função Caller Id.

Modens testados que possuem Caller Id.
 Smartlink sl 1900
 Agere Systems HDA Modem

Até o próximo Post.

4 comentários:

  1. No meu MODEM deu ERROR!
    Será que dá para ajustar alguma diretiva/configuração?
    Meu modem é HDAUDIO Soft Data Fax Modem with SmartCP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, teste com algum destes comandos AT abaixo, se mesmo assim você receber a mensagem de erro é porque seu modem não tem essa função.
      AT#CID=1
      AT+VCID=1
      AT#CLS=8#CID=1
      AT#CID=2
      AT%CCID=1
      AT%CCID=2
      AT#CC1
      AT*ID1

      Excluir
    2. AT#CID=1 = ERROR
      AT+VCID=1 = Sinal antigo de bina conectando internet
      AT#CLS=8#CID=1 = ERROR
      AT#CID=2 = ERROR
      AT%CCID=1 = ERROR
      AT%CCID=2 = ERROR
      AT#CC1 = ERROR
      AT*ID1 = ERROR

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir